quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

EXPEDITO DE ASSIS SILVA



EXPEDITO DE ASSIS, natural de Portalegre-RN, nascido em 18 de agosto de 1950. Filho de Francisco de Assis Silva (In Memorian)   e de  Maria Regina de Souza Silva. Divorciado da   professora e comerciante Maria do Carmo Freitas de Souza e Silva.

      Chegou a Mossoró em 1958, transportado num caminhão de mudanças, do saudoso Chico Germano. O gato não veio e o papagaio, na descida da serra, voou de retorno à sua mata virgem.

     No desembarque ficou logo apaixonado pela terra em  que seu pai nasceu. No ano seguinte, teve aulas no Jardim de Infância Modelo e catecismo no Seminário Santa Terezinha.

     Amante que é da cultura universal iniciou correspondência com várias emissoras de rádio no exterior, de onde recebeu cursos de línguas, selos, moedas, cartões postais etc.

     Como membro do Clube Filatélico do “Voice of América” (voz américa), recebeu endereços em mais de 160 países, de rádios como: A Rádio Caro do Egito, Nederiand da Holanda, BBC de Londres; da Suiça; e a Deutsche Welle da Alemanha, de  onde, até hoje, recebe a revista cultural “Deutschland” (antiga Scala).

     Devido ao apego a Mossoró, familiares e amigos, deixaram de trabalhar em editoras do Sul e do Norte, pois mesmo residindo em Natal jamais se ausentou por mais de vinte dias da querida cidade.

    Continua como artista gráfico, fazendo desenho de caricaturas e charges, esculpindo e trabalho em madeira, pintando a óleo, acrílico, pastel etc. É também humorista nas horas vagas, para a família e amigos.

    Permanece solteiro, mas com o mulherio bulindo consigo desde os 14 anos de idade, tem delas que  são a solteiras. Quem  sabe agora ele não encontre a mulher dos seus sonhos, que queira te fazer companhia nas suas viagens internacionais ao monte Fuji, no Japão. Às pirâmides do Egito ou ao castelo Taj Mahal na India etc.

      É autodidata nas artes que dormina. Um pouco mistico, gosta da música e dos grandes compositores, de cinema, futebol. Poeta repentistas,  filosofia, da leitura de um modo geral (cabeceira). “O Sermão da Montanha, da Emmet Fox”. “As Grandes Verdades da Biblia” e “O Poder do Subconsciente”, ambos de Joseph Murphy e  “O Profeta”, do Gibran Khalil Gibran). Quantas gemas da sabedoria.

      Nunca passou pela sua cabeça ser escritor, agora, com tantos fatos vividos e engraçados, achou que poderia passar para o papel tais relatos. Entretanto, se algum de vocês teve rido de um único caso, ele se sente compensado nesses 1000 dias de  recordações, escritos e ilustrações que passou em busca de  tornar realidade seu primeiro livro intitulado de  O HUMOR DO QUOTIDIANO – POLEGADA & CIA, impresso na Gráfica Tércio Rosado, antiga ESAM, atual UFERSA, Mossoró, 1997.

   Escreveu e publicou a revista de Santa Luzia em quadrinhos, impresso na Gráfica de Fato.

    Reside na Avenida Rio Branco nº 2148, Centro, mas precisamente na Casa em que nasceu a ex-governadora Vilma de Faria, conforme a placa encravada na parede da frente da residência com os seguintes dizeres: “NESTA CASA, NO DIA 17 DE FEVEREIRO DE 1945, NASCEU A PROFESSORA VILMA MARIA DE FARIA, FILHA DE MORTON MARIZ FARIA E FRANCISCA SALES PARAGUAI DE FARIA”.

      HOMENAGEM DO POVO LIBERTÁRIO DE MOSSORÓ, 20 DE JULHO DE 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
SOU MOSSOROENSE DE NASCIMENTO E APODIENSE DE CORAÇÃO

ACADEMIAS